Estudantes protestam na ALMT contra fechamento de escolas estaduais
Redação
ALMT
Governo alude que decisção facilitará remanejamento dos aluos para outras unidades na mesma cidade
Nesta quarta-feira (30), estudantes das escolas Maximiana do Nascimento, localizada em Jangada, a 75 km de Cuiabá, e Luiza Soares Bobaid, protestaram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) contra a decisão do Governo Estadual de fechar unidades de ensino. A manifestação contou com a presença de alunos, professores e representantes da comunidade escolar, que pedem a intervenção dos deputados estaduais para impedir o fechamento das instituições.
Faustino Aparecido da Silva, diretor da Escola Maximiana, criticou a forma como a medida foi tomada. “A decisão de extinguir a escola foi feita em uma ‘canetada’, sem ouvir a comunidade escolar. Estamos buscando que o Governo do Estado e os deputados se sensibilizem para o não fechamento dessas escolas”, afirmou Faustino.
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) defende que o fechamento das escolas faz parte de uma política de "remanejamento" dos alunos para outras unidades na mesma cidade. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) argumenta que essa prática prejudica os estudantes, que precisarão percorrer distâncias maiores para continuar os estudos. Os manifestantes esperam que o protesto chame a atenção dos deputados e contribua para reverter a decisão do Governo do Estado.